sexta-feira, 10 de junho de 2011

Terceiro Mundo? Parte 2




Na África do Sul existe um alto consumo de gás natural e quase nada é produzido no país. Boa parte do gás natural vem de Moçambique e por isso o Banco Sul Africano de Desenvolvimento (DBSA) tem investido milhões de euros naquele país. Boa parte desse gás é utilizado em usinas de ciclo aberto aumentando assim a quantidade de energia elétrica. Apesar de o custo da eletricidade na África do Sul estar entre os mais baixos do mundo, o forte crescimento econômico do país, a rápida industrialização e o programa massivo de eletrificação levou a que, no início de 2008, houvesse uma maior procura de energia. Entre vários programas desenvolvidos para aumentar a distribuição de energia elétrica à população e ao mesmo tempo desenvolver o uso de forma racional em tempos de maior procura como verão e inverno, o governo adotou um sistema prático e bastante eficaz de controle. Trata-se da energia pré-paga, conhecido como Telexus. A tecnologia desenvolvida é Sul-Africana. Esse sistema permite que o usuário tenha o maior controle do consumo de energia em sua residência. Funciona como o sistema de telefonia celular que você decide quanto quer consumir por um determinado período. O usuário vai até um posto de venda que funcionam em supermercados e em vários locais do comércio e também em lotéricas, fornece ao atendente o número de série do seu aparelho e diz quanto quer de energia. Recebe um demonstrativo com o seu código e ao chegar em casa digita esse código no aparelho e imediatamente tem sua energia computada em um painel digital. Daí em diante, basta manter o controle e sempre que precisar pode se repetir a operação. Esse é apenas mais um exemplo a ser seguido pelo Brasil que carece de controles como esse para que sua população mais carente possa evitar gastos desnecessários.

E ainda tem gente que chama a África do Sul de país de Terceiro Mundo. Será?

Um comentário:

  1. O mesmo acontece aqui em Moçambique, as residências de baixo consumo e nas zonas fora da cidade. Aqui o sistema é chamado de CREDLEC, e junto ao carregamento de energia é cobrado Taxa de Rádio(Sustenta a Rádio do Governo) e a Taxa de Limpeza Urbana. Aqui existe 3 tarifas para o CREDILEC. Uma mais barata, para quem consume entre 0 à 50 kWh, outra um pouco mais cara para os consumos de 50 à 100 kWh e a mais cara para quem consumo acima de 100kWh.

    Para quem consume acima de 100kWh, ter o contador igual utilizamos no Brasil é mais vantagem, mas para consumos menores o CREDLEC sai muito mais em conta.

    ** O Gás Natural sai daqui, e a Energia gerada pela Hidrelétrica, também é vendida para África do Sul. Mas eu nunca vi esses milhões de EUROS chegando aqui não... Pelo menos, não para o desenvolvimento do povo.

    ResponderExcluir