quarta-feira, 30 de março de 2011

Ídolo Branco


O nome do cara é Matthew Booth, era o único branco da equipe Bafana Bafana, na copa de 2010. Com 1,98 m de altura bastava entrar no gramado para um jogo da seleção e se fazia silêncio ensurdecedor, segundos depois, vinha das arquibancadas, em uníssono, um longuíssimo "buuuuuuuuuu".
Para quem não é daqui, vaias a Booth, numa frustrante demonstração de que a nação arco-íris sonhada por Mandela não passa de um sonho? Mas não era nada disso. Um tímido aceno do jogador, um toque de primeira na bola eram suficientes para botar as coisas em seu devido lugar. Os fãs, na verdade, apenas celebravam o seu ídolo pelo nome: "Boooooooooth!"
O futebol tem dessas coisas. Unir as pessoas por mais diferentes que sejam. Quem poderia imaginar um povo na sua maioria negra, idolatrar um branco como faziam com Booth. Só o Parreira não gostava dele e durante a copa mal o deixou no banco de reservas. Hoje com 34 anos, ele se recupera de uma cirurgia no joelho e ainda assim é ídolo em todo país. Aqui as pessoas torcem por times de futebol, mas idolatram as pessoas. Matthew Booth é ainda hoje idolatrado por todos os torcedores, esteja ele jogando no time que estiver.
Hoje tive a honra de gravar uma entrevista com esse cara simpático e boa praça que nos recebeu antes de mais uma sessão de fisioterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário