sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Tudo outra vez



Quando crianças temos que aprender um monte de coisas: escovar os dentes, amarrar os sapatos, ler, escrever e uma das mais complicadas, pelo menos pra mim foi aprender a andar de bicicleta. Depois que aprendemos, ai tudo fica bem mais fácil. Quando crescemos a idéia é aprender a dirigir um carro ou pilotar uma moto. No meu caso nunca fiz questão de andar de moto, mas desde muito cedo quis dirigir. Não me lembro bem quando aprendi, mas sei que ainda era muito novo e dirigi um bom tempo sem carteira de motorista. Na verdade só tirei minha carteira com uns vinte anos de idade e na época nem precisava de aulas de auto-escola. Bom, tudo isso é só pra dizer que estou tendo que aprender a dirigir de novo. Como na Inglaterra e na Austrália, aqui na África do Sul também se dirige do lado direito do carro. O câmbio é na mão esquerda, a chave de seta é do lado direito, freio de mão à esquerda, só os pedais ficam no mesmo lugar. Até ai tudo bem, o problema é que tudo muda também do lado de fora do carro. Enquanto no Brasil nós dirigimos sempre na faixa da esquerda, aqui, dirigimos na faixa direita. Se vamos ao shopping, o sistema de ticket da garagem fica à esquerda, aqui fica na direita, ultrapassagem é pela direita, dobrar em cruzamento é uma coisa que nem sei como explicar escrevendo. A sensação de distância e profundidade é muito diferente. Não é fácil tomar como base o meio fio a esquerda, porque eles ficam a direita e mesmo você também estando a direita isso é muito complicado. Quem já teve essa experiência sabe do que estou falando.

3 comentários:

  1. Olha que legal: você e a Jhady "aprendendo" a dirigir ao mesmo tempo. Mas olha a diferença dos carrões!! rsrsrs Beijim, Ana

    ResponderExcluir
  2. Sabia que a mão inglesa foi uma iluminação pra mim? Logo de cara achei que aquilo fazia o maior sentido do mundo - é que tenho um problema de lateralidade... O grande problema, acredite, foi quando voltei para o Brasil. Entrava na contramão direto! :o)))

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que descobri meu problema: não sou boa motorista porque aqui é na direita, se eu estivesse na áfrica nem ia ter reprovado vinte vezes na prova... hahah

    ResponderExcluir