sexta-feira, 18 de junho de 2010

Problema Diplomático/Doméstico



Ontem quase liguei para o Itamaraty, pedindo ajuda pra resolver um problema diplomático. Estamos, eu e todo mundo da Record morando em uma espécie de hotel condomínio no bairro de Hundburg em Johanesburgo (fotos do condomínio em destaque) são várias casas com três ou quatro moradores em cada. Pois então, em cada casa pela manhã vem uma senhora fazer a limpeza como se fosse um hotel. Como são três homens aqui e a bagunça é sempre grande, resolvemos fazer um caixa dois semanal pra ajudar a Lembu. Contudo baixou um Durval Barbosa nela e acabou falando para as outras que ganhava dinheiro da gente e ai todas passaram a pedir e quase exigir dos outros moradores a mesma coisa. Uma comissão foi criada (lembrança de Brasília) e alguns membros vieram reclamar comigo do que estava acontecendo.
_ Porra Constâncio, vocês ficam dando dinheiro pra Byoncê (apelido dado a Lembu) ela fala pras amigas dela e agora a gente não tem mais sossêgo.
Apesar da dificuldade do idioma pra quase todas elas, o gesto de pedir dinheiro é universal.
Começou meu drama, vou ter que cortar a caixinha, mas preciso explicar isso pra ela. O inglês já não é muito bom e a situação é meio constrangedora. Ensaiei o discurso e soltei o verbo.
_ olha Lembu, nós estamos lhe dando dinheiro pra te ajudar, mas você falou muito e agora suas amigas estão exigindo o mesmo. Não temos obrigação de dar nada pra você nem pra ninguém, por isso não vamos mais te ajudar.
A mulher ficou louca, começou a dar explicação em uma mistura de inglês e zulu que eu não entendia nada.
_ English speaking Lembu (como se isso ajudasse)
Ela me pediu licença e saiu. Do lado de trás da casa onde moro fica a casa onde elas ficam. O pau comeu entre elas em zulu. Se ouvia o bate boca a quilômetros e eu ali, sentado...foi meu erro, devia ter saído logo. Minutos depois entram três delas me exigindo explicações.
_ quem falou isso? porque falaram isso?
E já de saco cheio mandei uma definitiva e sai.
_ eu não quero mais problemas. Resolvam vocês.
Um pouco mais tarde eu voltei e a Byoncê me pediu desculpas. Eu expliquei pra ela com um pouco de exagero pra assustá-la que esse tipo de contribuição no Brasil é considerado corrupção, por isso quem recebe deve ficar calado. Ela entendeu e só por isso não foi necessário acionar o embaixador do Brasil na África do Sul.

4 comentários:

  1. Tô me acabando de rir, Constâncio! SURREAL! Taái, isso que dá deixar sua brasilidade aflorar assim. Agora, trate de se entender em zulu com a sua Beyoncé...

    ResponderExcluir
  2. Sou testemunha desse fato, é a mais pura verdade

    ResponderExcluir
  3. Aff... isso que eu chamo de um conflito étnico! HaHaHa

    ResponderExcluir
  4. Vc já está tumultuando até na África, né, Venâncio.... rsss

    ResponderExcluir