quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Maputo 01




Sei que já tem um tempo que não escrevo nada por aqui, as vezes por falta de assunto, as vezes por falta de tempo, falta de saco e até por falta de leitores, mas hoje resolvi colocar umas palavrinhas, porque apareceu um assunto interessante. Quando vim pra África, em maio desse ano, como todo mundo, não precisei de visto. Na África do sul se você é brasileiro, que ainda é o meu caso, basta ter tomado vacina contra febre amarela dez dias antes da viagem, ter o passaporte e poderá entrar no país e ficar por três meses sem problemas. Depois disso, ou você pede uma prorrogação por mais três meses ou sai do país e entra de novo. Como tinha ido ao Brasil em agosto, meu visto de turista foi prorrogado, mas venceu ontem, dia 02 de novembro. Como meu visto de trabalho ainda está sendo analisado pelo consulado Sul Africano em São Paulo, precisei sair de lá e vim parar em Moçambique; uma viagem de uma hora de avião ou quatro horas e meia de carro, partindo de Johanesburgo. Minha vinda seria exclusivamente para passar uma noite e voltar no dia seguinte. Assim renovaria meu visto por mais três meses. Tinha até combinado com uns amigos de fazer um jantarzinho em casa para comemorar meu aniversário. Tudo mudou, vou passar meu aniversário aqui. Já estava longe de todos na África do Sul, agora ainda mais longe estando em Maputo. Como na semana que vem teria que voltar para cobrir a visita do Lula com sua amiga Dilma aqui em Moçambique, ficou mais fácil e mais barato continuar por aqui. Para sorte dos meus quase dois leitores, isso será motivo para mais alguns posts. Amanhã vou contar um caso interessante sobre o atendimento em restaurantes daqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário